Dicas
   
Congelamento
 
  Não congele a ostra na concha. Para congelar, desenconche e cubra a ostra com seu próprio licor. Deixe meio centímetro de espaço com ar, coloque em um recipiente fechado e congele em uma temperatura de -18ºC (0F). Mantenha congelado até o momento de comer. Não re-congele.
   
   
Como conservar moluscos "in natura"
   
  OSTRAS:

Devem ser mantidas refrigeradas (4º - 6º) por até três dias após a despesca, sempre com a parte lisa para cima.

 MEXILHÕES:

Devem ser mantidos refrigerados por no máximo 24 horas após a despesca. 

VÔNGOLES:

Devem ser mantidos refrigerados por no máximo 24 horas após a despesca.

Obs: Após o período mencionado, os moluscos devem ser cozidos e congelados em seguida.
   
   
Desconchamento da Ostra "in natura"
   
 

Proteja uma de suas mãos com uma grossa luva de borracha, ou a cubra com uma toalha de cozinha. Segure a ostra na palma da mão, ou segure-a fortemente contra uma superfície rígida, com o lado côncavo para baixo. Localize a fissura e insira a faca entre as duas conchas, trabalhando levemente para frente e para trás.

Quando a faca estiver bem dentro da ostra movimente bem para frente e para trás. Escorregue a faca pela parte superior da concha para cortar o músculo adutor e depois corra a faca pelo corpo da ostra.

Retire a carne com uma colher em um recipiente de vidro.

Coe o licor com uma peneira para remover qualquer pedaço de concha. Despeje em cima das ostras. Cubra-as e refrigere até a hora de usá-las. Para servir, escolha uma concha com o melhor formato e com nenhum dano.

   
   
Preparo de Ostras e Mexilhões
   
 

MÉTODO BÁSICO:

Algumas receitas exigem o pré-cozimento dos moluscos e a retirada das cascas, sendo que neste caso, o ideal é cozer os animais em uma panela tampada, com água suficiente para cobrir o fundo da panela, em fogo brando. Após todos os moluscos terem aberto as cascas, mantém-se o cozimento por mais dois ou três minutos. Depois de pré-cozidos, os moluscos são facilmente destacados das cascas, estando prontos para serem utilizados nas receitas.

MÉTODO ALTERNATIVO:

Coloque as ostras no forno de microondas, com o lado liso da concha para cima. Cozinhe de 10 a 20 segundos em potência média. Depois disso desenconche a ostra. Pré-aqueça o forno convencional em 150ºC (300ºF). Coloque as ostras com lado liso para cima. Deixe-as próximas da superfície no fundo do forno por 30 a 60 segundos.
   
  desenvolvido por VirtuaComm Soluções Internet